Criação de Site Sorocaba | Desenvolvimento de Sites

Criação de Site Sorocaba ,Desenvolvimento web,Web design,Programação web, Design responsivo,SEO (Otimização de mecanismos de busca),UX/UI (Experiência do usuário / Design de interface do usuário),Ho

Ilha Comprida , Praia lha Comprida
Ilha Comprida , Praia lha Comprida
Ilha Comprida , Praia lha Comprida
Ilha Comprida , Praia lha Comprida
Ilha Comprida , Praia lha Comprida
Ilha Comprida , Praia lha Comprida
Ilha Comprida , Praia lha Comprida
Ilha Comprida , Praia lha Comprida
Ilha Comprida , Praia lha Comprida
Ilha Comprida , Praia lha Comprida
Ilha Comprida , Praia lha Comprida
Ilha Comprida , Praia lha Comprida
Ilha Comprida , Praia lha Comprida

Ilha Comprida , Praia lha Comprida

Ilha Comprida , Praia lha Comprida , SP: onde fica, clima

A Ilha Comprida é um município brasileiro situado no estado de São Paulo. Localizada como uma cidade litorânea, suas coordenadas geográficas são aproximadamente 24°44'28" de latitude sul e 47°32'24" de longitude oeste, com altitude ao nível do mar. Encontra-se na Mesorregião do Litoral Sul Paulista e na Microrregião de Registro, dentro do Vale do Ribeira, a uma distância de cerca de 209 km da capital estadual. Seu território, longo e estreito, abrange uma área de 192,09 km². Segundo o IBGE, a população registrada no Censo 2020 era de 11.362 habitantes, resultando em uma densidade demográfica de aproximadamente 47 hab/km². Em estimativa para 2018, o IBGE calculou uma população de 10.965 habitantes, com densidade demográfica estimada em cerca de 52,59 hab/km².

Devido à sua relevância e localização em área de preservação ambiental, a Ilha Comprida foi designada como Reserva da Biosfera do Planeta pela UNESCO. Ela preserva as últimas dunas remanescentes do estado.

A história da Ilha Comprida se entrelaça com as origens dos povoados de Iguape e Cananéia, os quais, desde o período Pré-Colonial do Brasil, foram ocupados por europeus degredados que se aliaram aos povos indígenas locais.

No final do século XVIII, a ilha recebeu os primeiros sinais de colonização europeia com a fundação da Vila de Nossa Senhora da Conceição da Marinha, localizada na extremidade oposta da barra do Rio Sabaúna. No início do século XX, o povoado de Pedrinhas, um tradicional reduto de pescadores, começou a se desenvolver.

Em 1938, o território da Ilha Comprida, estimado em 74 km de comprimento, foi dividido entre as cidades de Iguape e Cananéia, com cada uma recebendo 70% e 30% do território, respectivamente.

A partir da década de 1950, o território começou a ser ocupado de forma mais significativa. A travessia para as cidades vizinhas era realizada por meio de balsas situadas nos bairros do Boqueirão Sul, para Cananéia, e no Boqueirão Norte, para Iguape.

Na metade da década de 1980, surgiu um movimento pela emancipação política da Ilha Comprida. Em um plebiscito realizado em 27 de outubro de 1991, a população local decidiu pela criação do novo município. Em 5 de março de 1992, data que marca a fundação da cidade, a Ilha Comprida tornou-se independente.

No ano de 2000 o acesso a Ilha Comprida foi melhorado após a inauguração de Ponte Prefeito Laércio Ribeiro, que faz a ligação com o município de Iguape. No decorrer da última década, a cidade assistiu a um crescente aumento no número de turistas, ao mesmo tempo em que busca promover o desenvolvimento econômico através da conservação do seu patrimônio ambiental e cultural.

Possui uma área de 192,09 km².e seu nome se deve à sua característica peculiar de seu território ter uma extensão muito maior que a largura (74 km de extensão e, no máximo, 4 km de largura em alguns pontos.

Com 74 quilômetros de praias, áreas de manguezais, sítios arqueológicos, florestas, dunas e habitat de espécies raras de aves, a Ilha Comprida destaca-se como uma das últimas regiões preservadas da Mata Atlântica e um dos poucos ecossistemas marinhos não afetados pela poluição ao longo do litoral brasileiro. Integra o Complexo Estuário Lagunar de Iguape - Paranaguá, reconhecido como um dos principais berçários de peixes e crustáceos do Atlântico Sul. Sua significância ambiental levou a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) a designá-la como Reserva da Biosfera. O município, cujos 252 quilômetros quadrados de área estão inteiramente inseridos em uma Área de Proteção Ambiental, está empenhado em implementar iniciativas que o tornem um modelo de cidade para o turismo sustentável.

As dunas de Ilha Comprida estendem-se ao longo da costa, próximas ao Mar Pequeno. As dunas do Araçá, localizadas a 7,5 quilômetros à esquerda do Boqueirão, alcançam até dez metros de altura. Elas também se estendem em vastas áreas ao longo do Boqueirão Sul. Algumas dessas dunas encontram seu fim nas lagoas da região.

Estância balneária

A Ilha Comprida está entre os 15 municípios paulistas reconhecidos como estâncias balneárias pelo estado de São Paulo, por atenderem a certos critérios estabelecidos por Lei estadual. Esse reconhecimento proporciona a esses municípios um aumento na verba concedida pelo Estado para promover o turismo regional. Além disso, o município tem o direito de incluir o título de Estância Balneária em seu nome, sendo assim referido tanto nos documentos oficiais municipais quanto nas instâncias estaduais.

Área de proteção ambiental

Antes mesmo da criação do município em 1991, a Área de Proteção Ambiental da Ilha Comprida já estava estabelecida. Foi instituída através do decreto estadual 26.881, em 11 de março de 1987. Posteriormente, em 30 de novembro de 1989, por meio do decreto 30.817, a APA foi redesignada como ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico).

Praias

Do Boqueirão Norte/Ponta da Praia

  • Praia do Encanto (km 0) - Balneários Britânia e Samburá
  • Praia do Icaraí (km 0,67) - Balneários São Martinho, Sarnambi, Marusca A e Icaraí de Iguape
  • Praia Meu Recanto (km 2,10) - Balneários Iguape, Meu Recanto, Adriana, Recanto da Pesca, Marisol e Carolina
  • Praia Mar Azul (km 3,07) - Balneários Yemar, Porto Velho II, Araça, Xandu, Wikiki, Márcia, Mar e Luz, Mar Azul, Urso Branco, *Redentor, Sunset, Recanto Adrimar e Jamaica
  • Ponta da Praia (km 10,34) - Balneários Saveiros, Mares do Pontal, Ponta da Praia e Recanto Ana Cristina

Do Boqueirão/Ponta de Trincheira

  • Praia do Encanto (km 0) - Balneários Monte Carlo, Di Franco, Pres. Kennedy, Leão de Iguape, Bermudas, Volpara, Marambaia, Atlântico, Cláudia Mara, Flor de Iguape, Ancarpe e Sete de Setembro.
  • Praia das Garças (km 3,7) - Balneários Vila Real, Vila Félice, Marilena, Canadá, Terraças, Curitiba, Vitória, Cativeiras, Júlia Fortes e Jardim Lusitano
  • Praia de Maratayama (km 9,1) - Balneários Jardim Portugal, Jardim Primavera, Dois Mares, Cigarras, Aragarças e São Januário
  • Praia Samambaias (km 12,20) - Balneários Santa Mônica, Mares do Sul, Patropi, Três Poderes, Brisa do Mar, Recanto do Pescador, Belo Mar, Ilha do Sol, Samambaia, Luis Antônio, Praia Encantada, São Carlos, Nova Capri, Jardim Tropical I e II
  • Praia do Viareggio (km 15) - Balneários Estrela Dalva, Brasília, P das Flores, Ipanema I e II, Estrela, Feitiço do Mar, Guarapuava, Sinfonia do Mar e Viaréggio
  • Praia do Castelo (km 17,60) - Balneários Mar Limpo, Janaina II, Diamante, Rec Janaina, Praia do castelo, Vila Nova, Jd Imperador, Barão de Jundiaí e Jardim Lucimar
  • Praia Ponta Grossa (km 19,75) - Balneários Monte Alegre, Lilian, Jd Colonial, Bahamas, Costa do Marfim, Cidade de Deus I e II, Eldorado I e II, Praia São Vicente, Praia Iguaçu, Iracema e Praia Clube.
  • Praia das Pedrinhas (km 25,85) - Balneários Jardim América I e II, dos Pescadores, Mar del Plata, Pago Pago e Pedrinhas
  • Praia Costa do Sol (km 28,9) - Balneário Credianópolis
  • Praia Juruvaúva (km 31,35) - Balneários Jd Mirabela, Recanto Dr. José Landulfo, Sítio do Sapé, Cidade Oriental, Costa do Mar e Maresol
  • Praia Costa Linda (km 34,55) - Balneários Cristina e Cristina/ Beira Mar
  • Praia dos Papagaios (km 36,85) - Balneários Costa do Topázio e Âncora Douro
  • Praia Boa Vista (km 39,25) - Balneários Gisele IV, Gisele III, Gisele II, Matia Alice e Costa Real
  • Praia Céu Azul (km 41,75) - Balneários Céu Azul, Costa do Sol, Ouro Azul I e II, Vila Rica, Costa e Imperial
  • Praia Pontal da Trincheira (km 45,20) - Balneários Cananéia, Park, Jd América, Barra do Perequê, Jd. Europa, Marlin Cananéia, Pouso Alegre e Portal Trincheira.[
Client
Ilha Comprida
Date
05 fev. 2024